Programas de Pós-Graduação • MESTRADO E DOUTORADO EM ONCOLOGIA CLÍNICA, CÉLULAS-TRONCO E TERAPIA CELULAR • MESTRADO PROFISSIONAL EM HEMOTERAPIA E BIOTECNOLOGIA
FacebookTwitterYoutube

Estrutura Curricular

Para compor a estrutura curricular do Programa estabelecemos duas áreas de concentração:

1) células tronco e terapia celular e 2) diferenciação celular normal e neoplásicas, com as seguintes linhas de pesquisa:

1) Células tronco e terapia celular

Células Tronco Somáticas;
1.1 Células Tronco Somáticas;
1.2 Células Tronco Pluripotenciais;
1.3 Estudos Pré Clínicos e Clínicos;
1.4 Células Tronco e Terapia Celular, Transferências, Divulgação e Popularização do conhecimento.

2) Diferenciação celular normal e neoplásicas:
2.1 Células Tronco Neoplásicas;
2.2 Estudos Pré Clínicos e Clínicos em Oncologia;
2.3 Marcadores Tumorais.Entre as células tronco somáticas incluem–se as Células Tronco Hematopoéticas (CTH), Células Tronco Mesenquimais (MSC), Células Progenitoras Endoteliais (CPE) e Células Tronco Neoplásicas (CSC).

Dentre as células pluripotenciais incluem–se as células troncos embrionárias e as células tronco pluripotenciais induzidas (IPS). Estas células serão isoladas, caracterizadas morfológica e funcionalmente e cultivadas para se tornarem objetos de estudos que terão foco na elucidação de propriedades funcionais e na identificação de mecanismo moleculares, gênicos e epigenéticos envolvidos na indução e no controle da diferenciação celular.
Um grande conjunto de ferramentas e metodologias dominadas pelos grupos participantes serão empregados nestes estudos, incluindo: metodologias genômicas, proteômicas, citogenômicas, genéticas, imunológicas, embriológicas, de biológica e cultivo celular e de biologia sistêmica.
Estas células também serão cultivadas em larga escala para serem utilizadass em estudo pré-clínicos e clínicos.Especificamente para estudos em animais estamos propondo a estruturação de um Centro de Estudos Pré-Clínicos de um Banco de Células-tronco de animais com o objetivo de permitir estudos em animais de vários portes (roedores e histricomorfos, coelhos, ovinos, suínos, caninos, bovinos e primatas).
Este Centro de Estudos será formado pela integração da FMVZ USP,FZEA, Centro Nacional de Primatas do Instituto Evandro Chagas de Belém – PA, e pelo laboratório de Estudos com modelos Animais do INCTC – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células Tronco e Terapia Celular.
A transferência, divulgação e popularização do conhecimento no tema, será tratada como uma das linhas de pesquisa conduzida por especialistas da área, com vistas a estreitar os laços de relação Universidade-Comunidade-Empresa.
O programa terá por finalidade criar oportunidades de agregação das ciências básicas e aplicadas, envolvendo seus alunos em treinamentos específicos e aquisição de habilidades, além de lideranças, com foco no desenvolvimento do espírito critico necessário  ao pensar de novos desafios.

Disciplinas:

Modelos in vitro in vivo para o Estudo da Fisiopatogênese das Leucemias Agudas

Objetivos:

Capacitar o aluno de pós-graduando a analisar de forma crítica os experimentos, as hipóteses e os modelos de leucemogênese disponíveis na literatura, bem como desenhar, executar e analisar modelos de manipulação genética de células e animais úteis aos estudos sobre a fisiopatogenênese e terapêutica das leucemias agudas humanas.

Conteúdo (ementa):

Aula Teórica 1: Fisiologia da hematopoese

Aula Teórica 2: Fatores de trasncrição importantes na regulação da hematopoese

Aula Teórica 3: Translocações cromossômicas e genes híbridos importantes nas leucemias mielóides agudas

Aula Teórica 4: Translocações cromossômicas e genes híbridos importantes nas leucemias linfóides agudas

Aula Teórica 5: Alterações moleculares nas leucemias mielóides agudas com cariótipo normal

Aula Teórica 6: Camundongos transgênicos, knock in e knock out

Seminário 1: Modelos murinos de leucemia promielocítica aguda

Aula Prática 1: Extração de DNA, RNA e proteínas

Aula Prática 2: Reação em cadeia da polimerase

Seminário 2: Reação em cadeia da polimerase

Aula Prática 3: Transfecção de células de mamíferos usando retrovírus

Seminário 3: Métodos de clonagem, vetores e transfecção

Aula Prática 4: Manipulação do embrião murino

Aula Prática 5: Ensaio de colônias hematopoéticas em metilcelulose

Aula Prática 6: Ensaios in vitro para análise da apoptose e diferenciação celular

Seminário 4: Vias regulatórias da apoptose

Aula prática 7: Genotipagem e monitoramento da hematopoese

Aula prática 8: Ensaios in vitro e in vivo para análise do ciclo celular

Seminário 5: Ciclo celular


 

Citogenômica em Neoplasias Hematológicas: Conceitos e Aplicações

Objetivos:

Fornecer aos alunos de pós-graduação conceitos sobre organização e arquitetura do genoma, com ênfase em mecanismos de recombinação que conduzem à instabilidade genômica. No contexto metodológico serão apresentadas ferramentas de citogenética clássica e molecular: cariótipo por bandamento G, hibridização in sito por fluorescência (FISH) e Single Nucleotide Polimorphism Array (SNP-A). O objetivo final é que os alunos sejam capazes de entender como as ferramentas de citogenômica contribuem para o entendimento da fisiopatologia das neoplasias hematológicas e os avanços na terapêutica.

Conteúdo (ementa):

Estrutura do DNA, cromossomos e divisão celular
Instabilidade genômica
Princípios da citogenética clássica e molecular: cariótipo convencional, FISH e SNP-A
Importância da citogenética na pesquisa e prática clínica em neoplasias hematológicas

Aulas Práticas:

-Cultura de linfócitos e células neoplásicas para análise do cariótipo
-Analise dos cromossomos e cariotipagem
-Hibridização in situ por fluorescência
-Análise de dados de SNP-A


 

Tópicos em Imunologia Básica e Aplicada à Terapia e Biotecnologia

Objetivos:

Visa consolidar e/ou atualizar conceitos, provendo integração e visão crítica do conhecimento atual em Imunologia Básica e Aplicada. A disciplina objetiva alcançar tais metas através da discussões sobre revisões e artigos científicos recentes priorizando-se os temas referentes à imunidade inata e adaptativa, mecanismos imunológicos humorais e celulares, mecanismos regulação da resposta imune, imunidade tumoral, mecanismos imunológicos envolvidos em diversas doenças inflamatórias e autoimunes, imunoterapias, imunologia aplicada à biotecnologia, métodos imunológicos aplicados à pesquisa.

Conteúdo (ementa):

A disciplina será ministrada no período de três semanas e constará de apresentação de seminários seguidos de discussão/debates e de palestras ministradas por docentes convidados, sobre temas da literatura científica atual na área de Imunologia Básica e Aplicada à terapias e biotecnologia, com ênfase em:
– Imunidade inata: indução da imunidade inata, ativação das células envolvidas, tipos de receptores padrões presentes nas células e seus respectivos ligantes presentes nos patógenos, sinalização intracelular decorrente da ativação desses receptores, interações da imunidade inata com imunidade adaptativa.
– Imunidade humoral: biologia e diferenciação de linfócitos B, processamento e apresentação de antígenos por linfócitos B, ativação de linfócitos B, subtipos de células B, funções das células B.
– Imunidade celular: processamento e apresentação de antígenos para linfócitos, biologia e diferenciação de linfócitos T, ativação de linfócitos T, subtipos de células T, funções das células T.
– Regulação da resposta imune: mecanismos de regulação de resposta imune humoral e celular, mecanismos neuro-endócrinos de regulação do sistema imune, imunometabolismo.
– Mecanismos imunológicos envolvidos em doenças autoimunes, inflamatórias e oncológicas; mecanismos imunológicos envolvidos em transplantes; mecanismos imunológicos envolvidos em imunoterapias.
– Imunologia aplicada à biotecnologia: aplicações e métodos imunológicos aplicados à pesquisa biotecnológica.


 

Técnicas de Análise de Expressão Gênica – Princípios Básicos e Aplicações.

Objetivos:

Esta disciplina tem por objetivo introduzir, a alunos com bases sólidas em biologia celular e molecular, os princípios básicos e aplicações de técnicas de genômica funcional voltadas à análise da expressão genica e sua regulação, apresentando ferramentas de análise disponíveis livremente na internet (on-line open-source tools), capacitando-o a interpretar seus resultados, assim como, aplica-las a problemas específicos de sua pesquisa.

Conteúdo (ementa):

1. Vias de sinalização, expressão genica e sua regulação transcricional (epigenética e fatores de transcrição) e pós-transcricional (microRNAs). 2. Microarrays, Next Generation Sequencing – NGS, Protein Mass Spectrometry e High-Content Screening – HCS. 3. Técnicas de genômica funcional voltadas à transcriptomica (microarray, RNA-Seq, fluorescent in situ RNA sequencing – FISSEQ), epigenética (interações DNA-proteina: chromatin immunoprecipitation – ChIP-chip, ChIP-Seq; Modificações no DNA: Methylated DNA immunoprecipitation – meDIP) e interações RNA-proteína (RNA Immunoprecipitation: RIP, CLIP e PAR-CLIP). 4. Bases de Dados e Repositórios (UCSC Genome Browser, Gene Expression Omnibus – GEO, ArrayExpress, etc). 5. Análises supervisionadas e não supervisionadas utilizando dados de expressão. 6. Inferindo mecanismos regulatórios transcricionais (Regiões promotoras, fatores de transcrição e dados de ChIP). 7. Inferindo mecanismos regulatórios pós-transcricionais (regiões 3`UTR, microRNAs e dados de expressão e RIP). 8. Análise de vias de sinalização e redes de interação funcional. 9. Análises de enriquecimento funcional (gene ontology). 9. Aplicação prática das análises a problemas biológicos definidos: Apresentação e discussão de projetos científicos de estudo.
Adicionalmente, trabalhos científicos envolvendo os conceitos e o conteúdo da disciplina, serão discutidos após sua apresentação pelos alunos.


 

Espectrometria de Massas Aplicada ao Estudo de Proteoma

Objetivos:

O curso visa promover a conexão entre determinação de estruturas de macromoléculas e funções biológicas com ênfase na aplicação de espectrometria de massas. Essa meta será alcançada através da apresentação e discussão de artigos de revisões e seminários sobre trabalhos científicos com comprovada relevância e impacto na área de espectrometria de massas, publicados em revistas de circulação internacional. O assunto abordado conferirá aos alunos a oportunidade de aprendizado e ampliação de conhecimentos na aplicação dessa metodologia analítica, bem como para desenvolvimento de pensamento crítico e na habilidade para resolver problema relacionado a estruturas de biopolímeros.

Conteúdo (ementa):

Temas da literatura científica atual na área de espectrometria de massa na determinação estrutural de proteínas/peptídeos, carboidratos, glicoesfingolípideos e glicolípideos. Introdução à espectrometria de massa, princípios e aplicações. Tipos de instrumentos. Formas de ionização. Obtenção e interpretação de espectros de massas e bioinformática aplicada para a utilização dessa metodologia na área de Oncologia Clínica, Células-tronco e Terapia Celular.
I- PRINCÍPIOS GERAIS DA ESPECTROMETRIA DE MASSAS
Conceito de espectrometria de massa
Definição de termos utilizados em espectrometria de massa
Tipos de espectrômetros de massa
Ionização em fase líquida poe eltrospray (ESI)
Ionização em fase sólida por matrix assisted laser desoption ionization
(MALDI)
II- APLICAÇÃO DE MS A PEPTÍDEOS E PROTEÍNAS
Preparação e amostras apropriadas para MS
Determinação de massa molecular de proteínas
Determinação de massa molecular de peptídeos
Fragmentos de peptídeos
Dissociação por colisão induzida com gás inerte (CID-MS/MS)
Dedução de sequência de aminoácidos em peptídeos via CID-MS/MS
Interpretação de espectros de massa
Identificação de proteínas em banco de dados (Genbank, Swiss-prot, etc)
III – CARACTERIZAÇÃO DE MODIFICAÇÕES PÓS-TRADUÇÃO POR MS
Enriquecimento em fosfoproteínas
Determinação de sítios de fosforilação por espectrometria de massas
Caracterização de carboidratos por espectrometria de massas
Utilização do MS no modo “parent” e “neutral loss” para identificação de fosfopeptídeos e glicopeptídeos
IV – CARACTERIZAÇÃO DE GLICOCONJUGADOS E GLICOLIPIDEOS
Tratamento químico e enzimático para o isolamento de carboidratos
Perfil de carboidratos isolados de proteínas ou lipídeos por MS
Permetilação de carboidratos para análise em MS
Gancliosídeos e glicolipideos por MS


 

Métodos Moleculares Avançados para Investigação Biológica

Objetivos:

A disciplina tem por objetivo prover o conhecimento de métodos moleculares aplicados no desenvolvimento de pesquisa em distintas áreas de investigação.

Conteúdo (ementa):

– Fundamentos em Genética, Biologia Celular e Molecular e Genética de microrganismos
– Tecnologia do DNA recombinante.
– Ferramentas Moleculares: Isolamento de ácidos nucléicos de diferentes tecidos, métodos de amplificação de ácidos nucleicos (PCR, PCR em tempo real), sequenciamento de DNA, sequenciamento de nova geração, single-cell genomic analysis.
– Aplicações em hemoterapia (imunohemantologia e doenças transmissíveis por transfusão), terapia celular, doenças genéticas e câncer.
– Biossegurança e Bioética Aplicadas a Pesquisa
– Controle de Qualidade


 

Células-Tronco Embrionárias e de Pluripotência Induzida (iPS): Teoria e Prática

Objetivos:

Proporcionar o primeiro contato teórico e prático de alunos de pós-graduação com a biologia de células-tronco pluripotentes.

Conteúdo (ementa):

Teoria: histórico, fundamentos sobre derivação, cultivo em pequena e grande escala, manipulação, passagem, congelamento, descongelamento, cariotipagem e caracterização de células-tronco embrionárias e iPS de camundongos e humanas.
Prática: cultivo, manipulação, passagem, congelamento, descongelamento diferenciação de células-tronco embrionárias e iPS humanas, caracterização morfológica, por imunocitoquímica


 

Metodologia e Comunicação Científicas

Objetivos:

Fazer com os alunos entendam a estrutura da Metodologia e comunicação científicas e as estruturas dos documentos científicos em suas várias formas. Através da análise de documentos científicos da literatura e daqueles preparados pelos próprios alunos na sala de aula e em casa, os alunos irão adquirir experiência na redação cientifica e a habilidade de criticar trabalhos preparados por eles mesmos e por outros. A ênfase principal será nos trabalhos científicos, porém as diferenças entre estes e relatórios, dissertações, teses e apresentações orais serão identificados e discutidas. Ao final do curso, cada aluno apresentará uma exposição detalhada de trabalho científico completo relativo às pesquisas por ele desenvolvidas, ou em desenvolvimento, ou planejadas para a pós-graduação. Aulas teóricas serão utilizadas para apresentar as idéias principais relacionadas com a informação e os exercícios, os quais serão discutidas nos seminários da semana seguinte, onde os alunos apresentarão seus textos e criticarão os dos outros. Serão analisados textos em português e em inglês em todas as áreas da biomédicas, cabendo aos alunos a escolha de um dos dois idiomas para a preparação dos textos.

Conteúdo (ementa):

Os seguintes itens são os tópicos a serem abordados nas aulas teóricas, seminários e trabalho de casa: Método científico; Tipos de documentos científicos; Critérios para publicação em revista científica. A linguagem como instrumento de comunicação; Comparação da estrutura e conteúdo de textos em diárias particulares, jornais diários, revistas semanais, livros de história, protocolos de laboratório e trabalhos científicos, enciclopédias; Estrutura do trabalho científico: A redação cientifica – uma habilidade desenvolvida através do exercício; O idioma a ser usado na preparação do documento não será necessariamente aquele utilizado na versão final; Leitura de trabalho científico em termos de estrutura e conteúdo; Estrangeiros para redigir trabalho cientifico com base na estrutura; Análise da contribuição dos resultados a serem apresentados – originalidade; Esboço do trabalho, por escrito, identificando as informações mais importantes; Escolha da revista a qual será submetido o trabalho; Exercício de redação.

Semana 1:

  • Método científico
  • Tipos de documentos científicos
  • Critérios para publicação em revista científica
  • A linguagem como instrumento de comunicação
  • Comparação da estrutura e contudo de textos em diários particulares, jornais diários, revista semanais, livros de história, protocolos de laboratório e trabalhos científicos  enciclopédias.
  • Estrutura do trabalho científico.
  • A redação científica – uma habilidade desenvolvida através do exercício
  • O idioma a ser usado na preparação do documento não será necessariamente aquele utilizado na versão final.
  • Leitura de trabalho científico em termos de estrutura e conteúdo.
  • Estratégias para redigir trabalho científico com base na estrutura.
  • Análise da contribuição dos resultados a serem apresentados  – originalidade.
  • Esboço do trabalho, por escrito, identificando  as informações mais importantes
  • Identificação do leitor.
  • Escolha da revista a qual submetido o trabalho
  • Exercício de redação.

 

Semana 2

  • Estudo da estrutura dos trabalhos apresentados em revistas
  • Estrutura do trabalho científico. Interrelações entre as seções
  • Seção de resultados (seleção dos resultados mais importantes – “O recado”, experimentando com formas de apresentação, apresentação dos resultados: ordem lógica vs cronológica , apresentação de outros resultados que apoiam o recado).
  • Relação com a seção de métodos.
  • Relação com a discussão e
  • Análise dos exercícios de redação dos alunos.

 

Semana 3

  • Seção de métodos (estudo de exemplos de trabalhos semelhantes na revista a qual o trabalho será submetido). O que deveria ser enfatizado. Quantos detalhes. Quanta documentação. Utilização das legendas de tabelas e figuras para detalhar, estender e complementar as informações da seção de métodos. Considerações especiais para “trabalho metodológico”).
  • Relação com a seção de resultados.
  • Relação com a discussão.
  • Relação com aintrodução
  • Análise dos exercícios de redação dos alunos.

 

Semana 4

Introdução – Estudo de exemplos de trabalhos semelhantes na revista a qual o trabalho será submetido. Leitura e organização da informação na literatura. Definição da questão a qual a pesquisa foi dirigida. Identificação da contribuição da pesquisa. A utilização de artigos de revisão elimina a necessidade de citar Louis Pasteur e Emil Fisher. Definição do leitor da revista.

Discussão – Salientar os resultados mais importantes, sem resumir ou mencionar resultados não relevantes. Identificar a originalidade dos seus resultados. Discutir os resultados mais relevantes em termos de métodos.


 

Imunoterapia e Terapias Alvo Específicas no Câncer

Objetivos:

Introduzir os princípios das terapias anti-câncer dirigidas a alvos moleculares específicos. Os alunos terão a oportunidade de revisar os principais conceitos referentes à imunoterapia e a terapia com pequenas moléculas inibidoras de vias de sinalização específicas, nos contextos de doenças em que cada uma dessas terapias é estudada e ou utilizada na prática clínica. Através da análise criteriosa de artigos científicos em seminários na sala de aula e em casa, supervisionados pelos docentes, os alunos irão amadurecer os conhecimentos prévios e os conhecimentos adquiridos durante as aulas inaugurais de cada tema (ministradas pelos docentes).

Conteúdo (ementa):

Os seguintes itens são os tópicos a serem abordados nas aulas teóricas, seminários e estudo em casa:

Módulo de imunoterapia:

Semana 1

  • Aula Teórica 1: Bases Imunológicas do Câncer
  • Seminário 1: Vacinas de células dendríticas em Neoplasias não hematológicos

 

Semana 2

  • Seminário 2: Anticorpos Monoclonais em Neoplasias Hematológicas
  • Seminário 3: Anticorpos Monoclonais em  Neoplasias não Hematológicas

 

Semana 3

  • Seminário 4: Terapia Celular – Transplante alógeno de células tronco hematopoiéticas não mieloablativo
  • Seminário 5: Terapia Celular – Infusão de Linfócitos do Doador

 

Módulo de Pequenas Moléculas

 

Semana 4

  • Aula teórica: Sinalização Celular e Câncer
  • Seminário 6: Inibidores de Tirosino – Quinase em Neoplasias Hematológicas

 

Semana 5

  • Seminário 7: Inibidores de Tirosino – Quinase em Neoplasias Não Hematológicas
  • Seminário 8: Inibidores de m-TOR

 

Semana 6

  • Aula teórica: Biologia Celular do Câncer – Mitocôndria e Proteasoma
  • Seminário 9: Terapias com alvos Mitocondriais

 

Semana 7

  • Seminário 10: Inibidores do Proteassoma
  • Seminário 11: Perspectivas novas alvos em estudo

 

Modelos Experimentais em Oncologia

Objetivos:

A disciplina tem por objetivos  atualizar os conhecimentos concernentes aos  modelos experimentais  utilizados  no   desenvolvimento  científico em oncologia, fornecer subsídios metodológicos  para a pesquisa  em câncer e permitir uma visão  integrada do processo da  diferenciação e evolução das neoplasias. Promover a colaboração interdisciplinar e ampliar o conhecimento translacional dos mecanismos biológicos e moleculares, investigação dos fatores causais, de risco, progressão e resposta ao tratamento do câncer. Destaque maior em elucidar os caminhos e apresentar oportunidades, bem como os desafios no diagnóstico do câncer, classificação, prevenção e tratamento.

Conteúdo (imensa):

Os tópicos serão abordados em aulas teóricas, aulas práticas, seminários, monografias e trabalhos de casa, com ênfase nos estudos  de temas de maior relevância e atualidades dentro da biologia do câncer. 1.Modelos animais de carcinogênese química e física.

2. Modelos experimentais de câncer em animais geneticamente modificados.

3. Métodos para avaliação de fatores que influenciam na evolução das neoplasias.

4. Modelos celulares e moleculares de estudos da gênese, evolução e tratamento do câncer.

5. Análise crítica e metodológica da aplicação dos modelos experimentais para o entendimento das neoplasias humanas.

6. Mecanismos de ação dos fatores de risco e proteção para o câncer.

7. Validação dos estudos experimentais e de princípios biológicos para o tratamento do câncer.

8. Mecanismos moleculares do dano ao DNA produzido por radiação ionizante / Reparo bioquímico do dano ao DNA.

9. Modelos animais para avaliação da radioterapia nos diferentes tecidos animais e materiais biológicos.

10. Fatores moduladores da resposta celular produzidas por radiação ionizante.

11. Interação da quimioterapia e radioterapia.

12. Aspectos físicos da radiação ionizante. TCP/NTCP.


 

Testes Pré-Clínicos

Objetivos:

Promover discussão sobre a viabilidade de testes pré-clínicos aplicados aos modelos animais. Capacitar pós-graduandos com os procedimentos utilizados em testes pré-clínicos. Demonstrar os principais resultados de testes pré-clínicos.

Conteúdo:

– Procedimentos de biotério.
– Técnicas de preparação e escolha de espécies animais como modelos.
– Vias de acesso no modelo experimental.
– Ética na utilização de animais de laboratório.
– Estudos pré-clínicos. Resultados.


 

Tópicos Avançados em Hematopoese e Doenças da Célula-Tronco Hematopoética

Objetivos:

Discutir os mecanismos celulares a moleculares de controle da hematopoese, de manutenção de pluripotência e de diferenciação da célula-tronco hematopoética.

Discutir os mecanismos reguladores da hematopoese que estão anormais em doenças hematológicas, em especial na falência da medula óssea e nas neoplasias mieloides.

Conteúdo (imenta):

Aulas teóricas sobre (1) hematopoese e (2) falência da medula óssea. Seminários sobre pluripotência, diferenciação hematopoética, reprogramação celular, imunologia da hematopoese, nicho, reparo do DNA, biologia dos telômeros, clonalidade na hematopoese, evolução clonal e neoplásica, epigenética e ferramentas de investigação: Southern blot, Western blot, co-imunoprecipitação, qPCR, PCR-array, sequenciamento genético, ensaios de formação de colônias, imunofenotipagem


 

Análise Celular Multiparamétrica por Microscopia Quantitativa

Objetivos:

Esta disciplina tem por objetivo tornar o aluno apto a planejar ensaios celulares funcionais baseados em microscopia, e analisar quantitativamente as imagens obtidas. Ainda, visa capacitar o aluno a interpretar os resultados de estudos envolvendo diferentes aplicações das técnicas abordadas.

Conteúdo (ementa):

1. Princípios da análise celular multiparamétrica (High Content Analysis): Desenvolvimento e otimização de ensaios celulares compatíveis com HCA (cultivo e distribuição de células, transfecção, reagentes fluorescentes e ensaios funcionais).
2. Noções de ótica e microscopia de fluorescência (widefield e confocal): propriedades da luz (comprimento de onda, reflexão, difração, refração, absorção, resolução), o olho humano (cones e bastonetes), Lentes objetivas (plano focal, aberrações esférica e cromática, magnificação e campo de visão, abertura e profundidade de campo), microscópios de luz transmitida e fluorescência (tipos de iluminação, fluorescência, excitação, emissão, filtros).
3. Processamento e quantificação de imagens: sensores digitais de imagem (sensores CCD e CMOS, pixel, resolução e tamanho da imagem, binning, intensidade, alcance dinâmico, exposição, saturação, bits, escalas de cinza e RGB), processamento básico de imagens (imagens digitais, matrizes, histogramas de intensidade, operações locais e espaciais/filtros, imagem binaria, segmentação).
4. Processamento de imagens utilizando o software Fiji (ImageJ).
5. Análise automatizada de imagens utilizando o software CellProfiler (importação de imagens e captura de metadados, aplicação de ferramentas morfológicas nas imagens para destacar características celulares, segmentação de objetos, extração de características, exportação de dados).
6. Análise de dados utilizando o software CellProfiler Analyst (exportação dos dados do CellProfiler, visualização dos resultados, classificação assistida de tipos celulares.
7. Análise de Dados Utilizando o Software KNIME (importação de dados, manipulação de dados, visualização de dados, métodos de agregação e normalização, métodos de agrupamento/clusterização).
8. Aquisição de imagem de fluorescência usando um microscópio automatizado HCS.
9. Tópicos avançados em análise celular multiparamétrica (High Content Analysis): Apresentação e discussão de artigos científicos.
10. Aplicação prática das técnicas de microscopia quantitativa a problemas biológicos definidos: Apresentação e discussão de projetos científicos de estudo


 

Impacto de Alterações da Biologia Epitelial no Desenvolvimento de Carcinomas

Objetivos:

Proporcionar aos alunos a compreensão de como alterações de propriedades da célula e do tecido epitelial estão relacionadas com o desenvolvimento de carcinomas e adenocarcinomas.
Específicos:
Fornecer ao aluno informações que o permitam identificar e reconhecer os principais aspectos da biologia normal das células e do tecido epitelial.
Proporcionar ao aluno conhecimento de variados exemplos do impacto de alterações em moléculas e vias que controlam aspectos da biologia epitelial (polaridade, adesão, plasticidade celular e dinâmica das células-tronco) no desenvolvimento de carcinomas.
Fornecer condições para que o aluno desenvolva a capacidade de analisar criticamente os resultados derivados de estudos científicos complexos, e de tirar conclusões apropriadas baseadas nesses estudos.
Proporcionar ao aluno conhecimento das abordagens científicas mais atuais utilizadas para desvendar alterações da biologia epitelial que contribuem para o desequilíbrio do tecido epitelial e o desenvolvimento tumoral.

Conteúdo (ementa):

O curso abordará uma parte introdutória de revisão da biologia do tecido epitelial e cinco tópicos que relacionam aspectos da biologia epitelial com o desenvolvimento de carcinomas/adenocarcinomas. O tópico introdutório será ministrado pelo docente. Em cada um dos demais tópicos, haverá uma aula de revisão do assunto, ministrada pelo docente, e duas aulas, ministradas pelos estudantes, com apresentação de artigos científicos recentes, de exemplos de estudos na área do tópico. O conteúdo abordado será o seguinte:
1. Introdução: revisão sobre a biologia da célula epitelial e a dinâmica de diferenciação e renovação do tecido epitelial.
2. Alterações de polaridade da célula epitelial no desenvolvimento de tumores epiteliais.
3. Alterações na comunicação celular (célula-célula, célula matriz) no tecido epitelial e carcinogênese.
4. Papel do tráfego intracelular de vesículas no desenvolvimento de neoplasias epiteliais.
5. Distúrbios da dinâmica de células-tronco epiteliais e células de origem dos tumores epiteliais.
6. Plasticidade da célula epitelial, transição epitélio-mesenquimal e mecanismos de metástase.

Resumo das Disciplinas do Programa

Código Disciplina

Nome Disciplina

Docentes Responsáveis

Carga horária semanal

Nº semanas

Nº créditos

AT

P/S

E

OCT5704

Modelos in vitro e in vivo para o Estudo da Fisiopatogênese das Leucemias Agudas
  • Eduardo Magalhães Rego
  • Carlos Alberto Scridelli

1

5

3

10

6

OCT5707

Citogenômica em Neoplasias Hematológicas.
Conceitos e Aplicações
  • Fabíola Traina
  • Wilson Araújo da Silva Jr.

5

5

5

5

5

OCT5708

Tópicos em Imunologia Básica
e Aplicada à Terapia e Biotecnologia
  • Kelen C.R. M. de Farias
  • Daniela Carlos
  • Virgínia Picanço e Castro

2

10

3

3

2

OCT5709

Técnicas de Análise de Expressão Gênica – Princípios Básicos e Aplicações
  • Marco Antonio Zago
  • Rodrigo Alexandre Panepucci

2

2

6

9

6

OCT5710

Espectometria de Massas Aplicada ao Estudo de Proteoma
  • José César Rosa

4

8

8

3

4

OCT5711

Métodos Moleculares Avançados para Investigação Biológica
  • Simone Kashima Haddad
  • Fabíola Attié de Castro

4

4

7

5

5

OCT5712

Células-Tronco e Embrionárias e de Pluripotência Induzida (iPS): Teoria e Prática
  • Lygia da Veiga Pereira

8

10

12

2

4

OCT5713

Metodologia e Comunicação Científicas
  • Lewis Joel Greene

2

4

4

6

4

OCT5714

Imunoterapia e Terapias Alvo Específicas no Câncer
  • Fernanda Maris Peria
  • Belinda Pinto Simões

2

7

6

6

6

OCT5715

Modelos Experimentais em Oncologia
  • Eduardo Magalhães Rego
  • Harley Francisco de Oliveira
  • Sérgio Britto Garcia

2

4

4

6

4

OCT5716

Testes Pré-Clínicos
  • Maria Angélica Miglino
  • Carlos Eduardo Ambrósio
  • Daniele dos Santos Martins

4

3

3

6

4

OCT5717

Tópicos Avançados em Hematopoese e Doenças da Célula-Tronco Hematopoética
  • Rodrigo do Tocantins Calado

1

2

2

15

4

OCT5718

Análise Celular Multiparamétrica por Microscopia Quantitativa
  • Marco Antônio Zago
  • Rodrigo Alexandre Panepucci

2

2

6

9

6

OCT5719

Impacto de Alterações da Biologia Epitelial no Desenvolvimento de Carcinomas
  • Josane de Freitas Sousa
  • Wilson Araújo da Silva Jr.
1 4 1 10 4