Programas de Pós-Graduação • MESTRADO E DOUTORADO EM ONCOLOGIA CLÍNICA, CÉLULAS-TRONCO E TERAPIA CELULAR • MESTRADO PROFISSIONAL EM HEMOTERAPIA E BIOTECNOLOGIA
FacebookTwitterYoutube

Atividades

1oano da residência em hematologia e hemoterapia:

O 1oano da residência é focado na abordagem do paciente portador de doença hematológica. O residente do 1oano irá entrar em contato com pacientes em variados cenários: enfermaria de hematologia e de transplante de medula óssea, serviço de urgência, ambulatórios especializados e regimes de quimioterapia e transfusão ambulatorial. O objetivo principal é o desenvolvimento do raciocínio clínico, obtenção do diagnóstico preciso e manejo inicial do paciente hematológico. O residente é treinado também na realização dos procedimentos específicos do hematologista: punção e biópsia de medula óssea.

2oano da residência em hematologia e hemoterapia:

O 2oano da residência é centrado na aplicação dos recursos diagnósticos avançados e no treinamento de tomada de decisões terapêuticas. O residente é treinado para utilizar as variadas ferramentas diagnósticas em nossos laboratórios: citomorfologia, imunofenotipagem, citogenética, imuno-hematologia, técnicas de biologia molecular e exames em hemostasia, sem deixar de lado a prática clínica nas enfermarias e nos ambulatórios especializados. O objetivo principal é o conhecimento a fundo das ferramentas diagnósticas e a elaboração da melhor proposta terapêutica para cada caso. No 2oano, os residentes deverão passar aproximadamente um mês em um serviço externo de sua escolha, preferencialmente, em serviços de referência no exterior. O residente nesta etapa também recebe treinamento em coleta de líquor e na realização de quimioterapia intratecal. Neste ano, há também um enfoque maior na hemoterapia com vivência ampla em todas as etapas de coleta, processamento e utilização de produtos do sangue, em aférese e em terapia celular.