Estrutura Curricular
A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Hemoterapia Biotecnologia inclui disciplinas obrigatórias e optativas, que permitirão ao aluno um direcionamento de sua formação.
A estrutura curricular do Curso inclui disciplinas básicas clássicas, abordadas de maneira a desenvolver nos alunos os conceitos essenciais da Hemoterapia, Medicina Transfusional, Terapia Celular, Diagnósticos Moleculares, Processos Biotecnológicos e Biotecnologia e a proporcionar-lhes facilidades para a atuação em diferentes níveis da área. O currículo proposto está focado nas seguintes áreas:
1) Hemoterapia
1.1. Medicina Transfusional;
1.2. Terapia Celular.
2) Biotecnologia
2.1. Diagnósticos Moleculares;
2.2. Processos Biotecnológicos.
Disciplinas Obrigatórias – Hemoterapia:
• Gestão de Unidades de Hemoterapia.
Compreende os princípios básicos que regem a gestão de uma Unidade de Hemoterapia incluindo princípios sanitários, legais e Gestão de Qualidade, inclusive com programas de certificação e acreditação.
• Captação, triagem de doadores, coleta e atendimento a doadores.
Compreende os princípios básicos que norteiam a doação de sangue incluindo regras e metodologias de captação na comunidade de candidatos à doação de sangue. Inclui também os critérios nacionais estabelecidos pelas normas vigentes e pela literatura atual para triagem de doadores e coleta de bolsas de sangue, além do atendimento de doadores inaptos para doação ou que apresentem reações adversas à doação.
• Metodologia em Pesquisa.
Compreende os princípios básicos que norteiam a realização de pesquisas na área da saúde incluindo orientações sobre pesquisa bibliográfica e confecção de monografias.
• Processamento, conservação e distribuição de sangue, hemocomponentes e hemoderivados.
Compreende os princípios básicos da produção e modificação dos hemocomponentes, bem como sua conservação e distribuição. Compreende também técnicas de gerenciamento de estoque de hemocomponentes e hemoderivados e a manutenção da rastreabilidade dos produtos distribuídos.
• Detecção das infecções transmissíveis por transfusão.
Compreende os princípios básicos relacionados aos agentes infecciosos transmissíveis por transfusão, os testes de triagem utilizados em serviços de Hemoterapia bem como testes confirmatórios e o controle de qualidade aplicado a um laboratório de sorologia
• Imuno-hematologia
Compreende os princípios básicos da área de imuno-hematologia básica e avançada com ênfase na triagem imuno-hematológica de doadores de sangue, na rotina básica dos testes pré-transfusionais, na investigação de associação de anticorpos anti-eritrocitários, em técnicas complementares de imuno-hematologia para fenotipagem eritrocitária, titulação de anticorpos, dentre outras. Compreende ainda noções sobre as aplicações clínicas da Imuno-hematologia e de controle de qualidade de reagentes e calibração de centrífugas.
• Métodos moleculares aplicados à Hemoterapia
Compreende aulas teóricas sobre os conceitos básicos em Biologia Molecular, estrutura genômica dos antígenos eritrocitários, estrutura genômica dos principais agentes infecciosos transmissíveis pelo sangue e as bases moleculares das doenças genéticas. Compreende também aulas práticas sobre isolamento de ácidos nucléicos, interpretação de testes moleculares na genotipagem dos antígenos eritrocitários, aplicação e interpretação das ferramentas de biologia molecular no diagnóstico clínico das doenças infecciosas, genéticas e leucemias.
• Células-tronco
Compreende aulas teóricas sobre conceitos, propriedades e aplicações das células-tronco incluindo os três tipos de células-tronco da medula óssea ou sangue do cordão umbilical e as células-tronco embrionárias humanas. Compreende também aulas práticas sobre os procedimentos de isolamento, cultivo, expansão, caracterização e potencial de diferenciação das mesmas.
• Controle de Qualidade em Hemoterapia.
Compreende os princípios básicos do Controle de Qualidade em Hemoterapia incluindo técnicas para realização dos testes, sua interpretação e orientação sobre as medidas a serem adotadas. Compreende também orientações sobre validação de processos, equipamentos e reagentes.
• Sistema HLA.
Compreende os princípios básicos das metodologias aplicadas em laboratório de histocompatibilidade.
• Criopreservação de células.
Compreende os princípios básicos das metodologias aplicadas na criopreservação e processamento de células para uso clínico e para a contagem de CTH.
• Aféreses.
Compreende os princípios básicos dos procedimentos de coleta de células para uso clínico por aférese e dos procedimentos de aférese terapêutica.
• Hemoglobinopatias.
Compreende os princípios básicos das doenças hereditárias que comprometem a hemoglobina e seu diagnóstico.
• Medicina Transfusional.
Compreende os princípios básicos das atividades de Medicina Transfusional à luz das normas vigentes e da literatura atual.
Disciplinas Obrigatórias – Biotecnologia:
• Introdução à Biotecnologia e Bioprocessos
Compreende o aprendizado dos conceitos básicos de Biotecnologia e Bioprocessos, apresentando desde exemplos históricos de processos e produtos biotecnológicos até o estágio atual da biotecnologia e dos bioprocessos proporcionado pelos avanços nos estudos científicos.
• Bioinformática Aplicada à Biotecnologia
Compreende o estudo dos fundamentos de bioinformática para resolver as questões habituais que surgem na rotina de um laboratório de Biologia Molecular.
Outras Disciplinas – Área de Biotecnologia:
• Metodologia em Pesquisa.
Compreende os princípios básicos que norteiam a realização de pesquisas na área da saúde incluindo orientações sobre pesquisa bibliográfica e confecção de monografias.
• Bioquímica
Compreende a revisão dos princípios básicos de bioquímica geral, análise das vias metabólicas de células eucarióticas e procarióticas para interpretar suas características energéticas e nutricionais.
• Biologia Celular
Compreende o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento da célula, bem como suas interações com o ambiente extracelular, além de relacionar estes conhecimentos com possíveis aplicações biotecnológicas.
• Biologia Molecular
Compreende o conhecimento de métodos moleculares aplicados no desenvolvimento de processos biotecnológicos em distintas áreas de investigação. Além de fornecer os conceitos básicos em Biologia Molecular, bem como as ferramentas da tecnologia do DNA recombinante
• Fundamentos da Prática Laboratorial
Compreende o estudo de conceitos fundamentais da pratica laboratorial, introduzindo conceitos aplicados de química analítica e análise instrumental, voltados principalmente ao dia a dia de um laboratório de biologia molecular
• Estudos Avançados em Biotecnologia
Compreende à atualização dos alunos em temas de interesse e aplicação na área de Biotecnologia, tais como: processos biotecnológicos, desenvolvimento de biofármacos e imunobiológicos, novas áreas de pesquisa em biotecnologia, métodos diagnósticos moleculares e engenharia genética.
• Imunologia Aplicada à Biotecnologia
Compreende a consolidação e/ou atualização dos conceitos, provendo integração e visão crítica do conhecimento em Imunologia aplicada à área de Biotecnologia.
• Processos Biotecnológicos com células animais
Compreende a preparação do profissional para atuar na área de processos biotecnológicos empregando células animais. Para tal, busca-se integrar conceitos de engenharia bioquímica, operações unitárias e de biologia para capacitar o aluno ao desenvolvimento de processos relacionados a estas áreas.
• Cultura de células de mamíferos
Compreende estudos teóricos e práticos de procedimentos de isolamento, expansão e criopreservação de células de mamíferos primárias bem como do cultivo de linhagens celulares aderentes e não-aderentes. Fornecer conhecimentos sobre as diferentes fontes, marcadores de superfície e formas de caracterização de células de mamíferos e a discussão de legislações vigentes para a produção de produtos celulares em condições de boas práticas de manipulação.
• Engenharia genética para produção de proteínas recombinantes e organismos geneticamente modificados
Compreende a construção de conhecimentos sobre os fundamentos da engenharia genética, a história, aplicações atuais e perspectivas, os quais têm permitido a elucidação desde questões básicas da biologia como a reprogramação celular, bem como, o desenvolvimento de produtos recombinantes com aplicações em diversas áreas da saúde, com foco particular relacionado à produção de proteínas recombinantes em células humanas, organismos geneticamente modificados e às perspectivas atuais da biologia sintética.
• Processos de Separação e Purificação
Compreende o conhecimento básico sobre métodos bioquímicos utilizados para o isolamento, a purificação e caracterização de macromoléculas, em particular, proteínas e peptídeos.
Outras Disciplinas – Áreas de Hemoterapia e Biotecnologia:
• Diagnóstico Molecular
Compreende o estudo de conceitos e técnicas laboratoriais relacionados ao diagnóstico molecular voltado à identificação de alterações genéticas associadas a doenças hereditárias, e à detecção de agentes patógenos causadores de doenças infecciosas.
• Diagnóstico de neoplasias hematológicas
Compreende o conhecimento sobre o diagnóstico laboratorial das neoplasias hematopoéticas para fins de investigação clínica e de pesquisa, incluindo métodos citológicos bem como caracterização imunofenotípica, molecular e citogenética das células neoplásicas.
• Terapia mediada por células
Compreende a apresentação da utilização de células como ferramentas biotecnológicas para fins terapêuticos, introdução de noções básicas das normas que regem a produção de células para fins terapêuticos e transmitir ao aluno uma visão geral de estratégias terapêuticas baseadas em células.
• Gestão de Qualidade
Compreende o estudo de bases teórico-práticas da gestão de programas de qualidade em processos biotecnológicos
• Biossegurança e Bioética
Compreende o estudo dos princípios básicos de biossegurança de acordo com as normas vigentes e da literatura atual. Apresentar e discutir as condições de segurança dos profissionais que atuam em ambientes laboratoriais, as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal, a responsabilidade ambiental e o debate de temas relacionadas a bioética que envolvam a não existencia de consenso moral bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.
• Empreendedorismo
Compreende o desenvolvimento do comportamento empreendedor e inovador; identificação de novas oportunidades de negócios, análise de viabilidade financeira do negócio; desenvolvimento de um plano de negócios para pequenas empresas; investigação dos elementos psicológicos e sociológicos que influenciam os empreendedores.
Além de tratar do perfil, das motivações e as competências específicas do empreendedor.
• Bioestatística
Compreende o entendimento de conceitos fundamentais da estatística, estudando as técnicas de obtenção, apresentação e análise de dados. Estimular o aluno a entender, interpretar e criticar os resultados de seus trabalhos e de outros pesquisadores. Capacitar o aluno a entender os princípios básicos da estatística bayesiana e suas aplicações em estudos em biotecnologia
• Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
Compreende a sensibilização crítica dos alunos para a importância da inovação no contexto científico, acadêmico e empresarial; análise crítica sobre o processo de inovação tecnológica em empresas, a implantação da função tecnológica e sua relação com as demais áreas: marketing, RH, finanças e produção. Além de apresentar as políticas públicas focadas na inovação e as linhas de fomento destinadas a estes propósitos.
RESUMO DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Sigla | Nome Disciplina | Docentes Responsáveis | Carga horária semanal | Nº semanas | Nº créditos | Áreas de concentração (*) | ||
AT | P/S | E | ||||||
HEB |
Gestão de Unidades de Hemoterapia |
|
11 | 13 | 6 | 1 | 2 | 1 |
HEB |
Captação, triagem de doadores, coleta e atendimento a doadores |
|
10 | 20 | 0 | 1 | 2 | 1 |
HEB |
Metodologia em Pesquisa |
|
3 | 4 | 8 | 10 |
10 |
1 e 2 |
HEB |
Processamento, conservação e distribuição de sangue, hemocomponentes e hemoderivados |
|
7 | 23 | 0 | 1 | 2 | 1 |
HEB |
Detecção das infecções transmissíveis por transfusão |
|
9 | 15 | 6 | 2 | 4 | 1 |
HEB |
Imuno-hematologia |
|
5 | 20 | 0 | 3 | 5 | 1 |
HEB |
Métodos moleculares aplicados à hemoterapia |
|
11 | 13 | 6 | 1 | 2 | 1 |
HEB |
Células-tronco |
|
10 | 14 | 6 | 1 | 2 | 1 e 2 |
HEB |
Controle de Qualidade em Hemoterapia |
|
5 | 8 | 2 | 3 | 3 | 1 |
HEB |
Sistema HLA |
|
2 | 22 | 6 | 1 | 2 | 1 |
HEB |
Criopreservação de células |
|
6 | 18 | 6 | 1 | 2 | 1 e 2 |
HEB |
Aféreses |
|
4 | 11 | 0 | 1 | 1 | 1 |
HEB |
Hemoglobinopatias |
|
2 | 6 | 7 | 1 | 1 | 1 |
HEB |
Medicina Transfusional |
|
2 | 4 | 0 | 15 | 6 | 1 |
HEB |
Bioquímica |
|
3 | 5 | 7 | 5 | 5 | 2 |
HEB |
Biologia Celular |
|
4 | 0 | 1 | 12 | 4 | 1 e 2 |
HEB |
Biologia Molecular |
|
3 | 5 | 7 | 5 | 5 | 1 e 2 |
HEB |
Fundamentos da Prática Laboratorial |
|
2 | 6 | 4 | 5 | 4 | 1 e 2 |
HEB |
Introdução à Biotecnologia e Bioprocessos |
|
2 | 1 | 2 | 12 | 4 | 2 |
HEB |
Estudos Avançados em Biotecnologia |
|
0 | 2 | 3 | 15 | 5 | 2 |
(*) 1 – Hemoterapia / 2 –Biotecnologia
7.2 – OUTRAS DISCIPLINAS
Sigla | Nome Disciplina | Docentes Responsáveis | Carga horária semanal | Nº semanas | Nº créditos | Áreas de concentração (*) | ||
AT | P/S | E | ||||||
HEB |
Bioinformática |
|
3 | 15 | 9 | 5 | 9 | 2 |
HEB |
Imunologia Aplicada |
|
3 | 5 | 7 | 4 | 4 | 2 |
HEB |
Processos Biotecnológicos com células animais |
|
2 | 1 | 2 | 15 | 5 | 2 |
HEB |
Diagnóstico Molecular |
|
3 | 5 | 7 | 5 | 5 | 1 e 2 |
HEB |
Cultura de Células em Mamíferos |
|
2 | 2 | 3 | 15 | 7 | 2 |
HEB |
Engenharia Genética para Produção de Proteínas Recombinantes e Organismos Geneticamente Modificados |
|
5 | 7 | 12 | 5 | 8 | 2 |
HEB |
Processos de Separação e Purificação |
|
4 | 5 | 6 | 5 | 5 | 2 |
HEB |
Diagnóstico das Neoplasias Hematológicas |
|
5 | 5 | 5 | 4 | 4 | 1 e 2 |
HEB |
Terapia Mediada por Células |
|
4 | 0 | 5 | 5 | 3 | 1 e 2 |
HEB |
Gestão de Qualidade |
|
3 | 5 | 7 | 4 | 4 | 1 e 2 |
HEB |
Biossegurança Bioética |
|
4 | 3 | 5 | 5 | 4 | 1 e 2 |
HEB |
Empreendedorismo |
|
3 | 5 | 7 | 4 | 4 | 1 e 2 |
HEB |
Bioestatística |
|
4 | 7 | 12 | 5 | 3 | 1 e 2 |
HEB |
Propriedade Intelectual e Transferência e Tecnologia |
|
4 | 7 | 10 | 5 | 7 | 1 e 2 |